top of page
Buscar
  • Foto do escritorFábio Zambom

Europa pelas lentes de um celular


Frustração foi o que senti na véspera da viagem quando minha câmera fotográfica estragou e a previsão para o concerto pela Nikon Brasil era de "6 meses”… sim, meio ano! Incompetências a parte de uma das gigantes da fotografia mundial, tive que me conformar.

Era 2015, estava para embarcar para Europa e me restava uma opção: o celular.

O peso do equipamento profissional deu lugar à leveza de uma câmera de celular. Leveza e liberdade só vividas no início do meu fotografar, onde o único compromisso que existia era descobrir novas formas, composições, luzes, sombras… me sentia uma criança descobrindo um brinquedo novo.

Mas não foi tudo mágico e maravilhoso assim no início. Desembarcamos em Madri com temperaturas baixíssimas, estava com meu espírito fotográfico congelado e ainda um pouco frustrado por não estar com minha câmera. Assim, praticamente não fotografei, decidi aproveitar a viagem ao lado da minha amada e apenas levar boas lembranças registradas pela minha retina.

Mas quando chegamos em Barcelona algo mudou, as temperaturas aumentaram, e quando me deparei com Gaudí, aaah, Gaudí… não me contive, descongelei, não há como ficar impassível e não se encantar com o gênio que revolucionou a arquitetura com suas formas orgânicas, únicas e atemporais que ainda hoje surpreendem. A partir daí, o Fábio fotógrafo embarcou na viagem também.

Estas fotos ficaram adormecidas no tempo, pois não tinham a intenção de serem exibidas, não foram programadas para existir além do instante em que foram criadas, apenas para satisfazer o prazer em fotografar, em criar algo novo. Quase três anos depois, no entanto, um desejo surgiu de relembrar, de revisitá-las e assim elas tomaram vida novamente. Percebi que ali existia mais do que um simples registro de celular descompromissado: existia um ensaio fotográfico elegante, digno de ser exibido.

Agradeço mais uma vez à Luciana, minha musa inspiradora e companheira nessa aventura que é a vida!

Clique na imagem para acessar as fotos da viagem na Itália:

Clique na imagem para acessar as fotos da viagem em Paris:

Clique na imagem para acessar as fotos da viagem de Barcelona:


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page